O Município de Ílhavo associa-se à Expedição Científica “One Health”, a bordo do Santa Maria Manuela, veleiro que procura minimizar a pegada carbónica.
Esta expedição tem como finalidade a sensibilização da população para a importância da biodiversidade marinha da costa portuguesa e para a saúde do Oceano.
O Santa Maria Manuela, partiu de Lisboa, no dia 8 de junho, rumo ao Porto, e fará paragem no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, esta terça-feira, dia 11, data para a qual a comunidade escolar foi convidada a participar em diversas iniciativas organizadas em colaboração com o Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos.
Os alunos dos Agrupamentos de Escolas da Gafanha da Encarnação e da Gafanha da Nazaré terão a oportunidade de subir a bordo do navio para participar numa ação de sensibilização sobre a proteção dos oceanos e recolher amostras para análise nas margens da Ria de Aveiro.
Organizada pelo Hospital Referência Veterinária Montenegro (HRVM), que completa 25 anos, do médico veterinário Luís Montenegro, esta expedição conta com 65 tripulantes que inclui investigadores, meios de comunicação social e aficionados do mar.
Entre eles, Paulo Vaz-Pires, biólogo aquático e docente do ICBAS, António Afonso, professor aposentado do ICBAS-UP, Francisco Arenas, investigador e líder do CIIMAR e Luís Afonso, investigador do CIIMAR.
O principal objetivo desta expedição é desvendar alguns dos segredos do mar e fomentar investigações inovadoras na descoberta de possíveis novos antibióticos, através da recolha de informação, amostras, análises e observações que irão permitir elaborar um artigo rigoroso a publicar numa revista de elevado impacto científico.
O Município de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, quis assumir “papel ativo na promoção da educação ambiental junto da comunidade escolar”.
Créditos das fotografias: Santa Maria Manuela
|