Aveiro celebra o Dia de Portugal com visitas à Caravela Vera Cruz, a inauguração de uma escultura de Rui Chafes e concertos de Música Portuguesa
A autarquia preparou um programa especial de celebração do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, por ocasião da iniciativa Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
A Caravela Vera Cruz está no Cais do Sal até dia 15 de junho (sábado), contará com um programa de visitas e de atividades criado no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura.
Nos dias 10 e 15 de junho a embarcação encontra-se aberta a toda à população, entre as 10h00 e as 22h00, com interrupção nas horas de almoço (13h00 às 14h00) e de jantar (20h00 às 21h00).
Entre 11 e 14 de junho haverá um programa especial de visitas à Caravela para os alunos do ensino básico e secundário, nos períodos da manhã e início da tarde.
Nestes dias (de terça-feira a sexta-feira), os cidadãos que desejem visitar a Caravela Vera Cruz poderão fazê-lo a partir das 16h00 e até às 22h00.
Esta segunda fica marcada pela inauguração da obra instalada na rotunda das pontes.
Sessão esta tarde com a presença de autarcas locais e do escultor Rui Chafes.
Esta obra de arte, instalada na Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, fica para a cidade como peça-símbolo que assinala a realização da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
“Em arte o que é importante não é apenas o que se vê, mas também, o que não se vê, o que se pressente e se adivinha, as várias camadas que constituem o seu pensamento e a sua raiz. A maneira como uma obra de arte se apresenta ao Mundo é mais do que somente a sua forma: o visível e o invisível são a sua essência constituinte”, afirma Rui Chafes.
Rossio recebe concerto único de músicas portugueses com um toque de contemporaneidade
Música durante a tarde a partir das 14h30.
A Praça do Rossio será palco de um concerto único, apresentado pelo projeto Terra da Música – Passadiço Musical do País.
O espetáculo, com curadoria de Pedro Jóia e colaboração da Rota Clandestina, conta com algumas das melhores recriações da música tradicional portuguesa do Minho, Beira Interior, Madeira, Açores, Alentejo e Algarve.
Em palco estarão músicos destas regiões, que têm em comum o olhar da contemporaneidade e,simultaneamente, o amor pelo legado dos seus antepassados.
O concerto inclui, no seu repertório, uma música original de Pedro Jóia encomendada especificamente para Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
Para encerrar a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Praça da República haverá uma atuação da fadista LINA_.
A artista apresentar o seu novo disco dedicado à poesia de um dos mais notáveis poetas portugueses, Luís Vaz de Camões, adaptada ao fado tradicional.
Dia em que a empresa Onda Colossal oferece Happy Hour para assinalar a inauguração da nova obra de arte assinada pelo escultor Rui Chaves
O operador marítimo turístico organiza passeios gratuitos das 18h às 19h.
|