A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Veolia deram hoje início à campanha de sensibilização ambiental “O saco não tem pernas”, que tem como principal finalidade "sensibilizar os munícipes a terem os devidos cuidados e encaminhamento dos resíduos, nomeadamente na deposição dos sacos com lixo nos contentores próprios".
Todos os sacos que sejam abandonados na via pública, nomeadamente nas ruas mais centrais da nossa Cidade, onde o problema é recorrente, não será recolhido e será identificado com um autocolante da campanha “O saco não tem pernas”. O objetivo passa por sensibilizar os Cidadãos para a importância de colocar os sacos do lixo, bem atados, dentro do respetivo contentor ou ecoponto.
A CMA e a Veolia pretendem, com esta ação "melhorar a limpeza urbana e gestão dos resíduos na nossa Cidade e evitar o abandono indevido de sacos com lixo nas ruas que pode causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, afetando, também a imagem da cidade".
Recorde-se que "a CMA tem feito uma forte aposta nesta área, quer através do investimento em infraestruturas e equipamentos específicos para uma adequada deposição e recolha dos resíduos, quer na promoção da consciencialização da população e dos comerciantes sobre a importância do correto encaminhamento dos resíduos".
Este esforço foi, inclusivamente, reconhecido pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2022.
Um prémio atribuído apenas a seis instituições em todo o País, distinguindo a CMA entre as mais de 300 entidades gestoras existentes a nível nacional.
|