A Irmandade de Santa Joana Princesa, responsável pela organização da festa da Padroeira da cidade e da diocese de Aveiro, a 12 de Maio, anuncia o programa.
As celebrações de 12 de Maio começarão às 9h15, na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro - com o compromisso de três “Cavaleiros” e quatro “Aias” e a investidura de dez Irmãos ‘tradicionais’ e três ‘Irmãos de carreira’, isto é, tendo terminado o seu percurso nos graus juvenis da Irmandade, e ao chegarem à idade adulta, atingem a sua plenitude de direitos e deveres na instituição.
Serão também investidos três Irmãos honorários, o arcebispo-Bispo de Aveiro D. João Evangelista de Lima Vidal, a quem se deve o reacender do culto a Santa Joana Princesa em Aveiro na época contemporânea, e passando em 2024 os 150 anos do seu nascimento, e também a Comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena de Aveiro, no âmbito do ano jubilar da Diocese, assinalando assim os 600 anos da presença dominicana em Aveiro.
Deve-se às Irmãs Dominicanas o início do culto a Santa Joana Princesa e o grande impulso ao seu processo de beatificação e canonização.
Segue-se a missa concelebrada na Catedral, às 10h, finda a qual se rumará ao Túmulo de Santa Joana.A procissão inicia-se às 16 horas e compõe-se nos moldes similares aos de anos anteriores.
Devido às obras na Sé de Aveiro, os andores estarão à veneração dos fiéis antes da procissão na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro).
Em 2023, integram a procissão o Pelotão aero-transportado do RI 10, cerca de oitenta elementos dos graus juvenis, CNE, Irmandades, representações cívicas, as duas corporações de Bombeiros de Aveiro, e três agrupamentos musicais.
A procissão sairá da Sé e percorre as ruas Batalhão Caçadores Dez, Nascimento Leitão, de Coimbra, praça Humberto Delgado, rua de José Estêvão, largo da Apresentação, praça 14 de Julho, rua Domingos Carrancho, praças Melo Freitas e Humberto Delgado, ruas Clube dos Galitos, Belém do Pará, Gustavo Ferreira Pinto Basto, praça Marquês de Pombal, avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus.
No trajecto, destaque para o adorno dos andores de São Domingos e da Padroeira e a exposição anual nas ruas das suas relíquias (madeixa de cabelo, correia e parte do seu hábito).
A todas as celebrações de 12 de Maio presidirá o senhor Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.
|