O Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré procurou assinalar o 50.º aniversário do 25 de abril e foram várias as demonstrações sobre Abril, tanto em espaço escolar como no espaço público.
No átrio da Biblioteca da Escola Secundária, os alunos do curso de Artes apresentaram o seu projeto, a que chamaram "24, 25, 26" porque organizado em três espaços alusivos a três momentos distintos, o "antes", o "durante" e o "depois" da revolução.
Na conceção desta instalação artística, realizada ao longo de seis meses de trabalho, apostaram na sustentabilidade e escolheram materiais recicláveis, como o papel e o cartão, prática habitual no Agrupamento.
As pessoas presentes puderam assistir a um happening multimédia onde foi demolida uma muralha simbolizando a queda do regime do Estado Novo.
Convidadas a franquear esta barreira, puderam descobrir um novo espaço de liberdade e conhecimento: “as portas que abril abriu”.
Como foi salientado, “mais importante do que a comemoração, foi a interpretação do 25 abril feita pelos jovens desta geração - que memória, que significado, que apropriação e que usufruto fazem da herança que lhes foi deixada? Esta foi uma reflexão individual que o projeto a todos suscitou”.
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