A Terra Nova estreou, esta segunda-feira, uma nova rubrica sobre integridade e transparência.
Integridade+ é da responsabilidade da associação anti-corrupção All4Integrity (www.all4integrity.org), associação da sociedade civil que tem estatuto de utilidade pública desde 7 de Dezembro de 2023.
Em 19 de Dezembro foi distinguida com o prémio International Anti-Corruption Excellence Award na categoria Youth Creativity and Engagement, atribuído pelas Nações Unidas.
Entre os dinamizadores da iniciativa conta-se uma voz da Terra Nova, Jorge Cravo, que colabora na preparação dos conteúdos semanais e que é “embaixador” desta associação no Panamá.
O primeiro programa, emitido ontem, tem reposição, esta terça, às 13h e, na quinta, às 17h30.
A Associação teve origem numa iniciativa de André Corrêa d’Almeida, Columbia University, lançada nas ruas de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção.
No Conselho Consultivo contem-se figuras como Joana Marques Vida, Maria José Morgado, António Nogueira Leite, Luís Portela e Roberto Carneiro.
A All4Integrity é a primeira Associação e rede global de origem portuguesa criada para a promoção de uma cultura de integridade em Portugal e rapidamente se tornou numa incubadora de iniciativas, programas e soluções para a prevenção e combate à corrupção.
Conta, atualmente, com dezenas de colaboradores e promove os prémios Tágides.
Criado em 2021, o Prémio é promovido, anualmente, de forma a identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção.
Tem o alto patrocínio da Presidência da República.
Uma das apostas de futuro está centrada na ligação às escolas com a criação do programa “RedEscolas AntiCorrupção”, enquanto espaço de promoção e fomento de uma cultura de integridade em Portugal.
|