Vagos celebra os 50 anos do 25 de Abril com poesia e música.
No âmbito das comemorações dos “50 anos do 25 de Abril no Município de Vagos”, a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Vagos, vão levar a cabo, neste mês de março, mais dois momentos culturais descentralizados que servirão para continuar a evocar os valores da Liberdade, Solidariedade e Democracia que nos foram legados, há meio século.
Depois de um arranque destas celebrações em pleno, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, com a performance artística do aveirense Rui Oliveira, e na antecâmara da preparação de um extenso rol de atividades que assinalará o mês de abril, março será marcado pela apresentação de dois espetáculos de declamação poética e da interpretação musical.
Este sábado, o Espaço Museológico da Praia da Vagueira, na freguesia da Gafanha da Boa Hora, irá receber o evento “Palavras d’Abril”.
Uma declamação poética de Artur Rosa, sonorizada ao piano por Fábio Jacinto, que evocará textos de poetas consagrados, numa forte alusão aos valores que, com a “Revolução dos Cravos”, foram conquistados.
No dia 22 de março, cumprindo o propósito da descentralização das atividades das “Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”, a Casa Museu Gandaresa de Santo António de Vagos, vai ser palco para o concerto “Abril, Sempre Abril”.
Com os vaguenses Andreia Alferes e Fábio Rocha envolvidos, este projeto mescla o fado e a música de intervenção, onde sobressaem os acordes da guitarra portuguesa na revisitação de algumas músicas que marcaram a viragem social, política e cultural mais importante no país.
Neste momento musical, Andreia Alferes e Fábio Rocha, terão a companhia de Yuri Reis e Pedro Martins, na guitarra clássica e na guitarra portuguesa, respetivamente.
|