O cineasta Manuel Matos Barbosa é o convidado em mais uma edição de “Encontro com o Autor” na Murtosa.
A conversa será moderada por António Costa Valente, docente da Universidade de Aveiro e diretor do Cine-Clube de Avanca.
Manuel Matos Barbosa é o decano do Cinema de Animação Português.
Nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935, e desde muito cedo se fascinou pelo mundo do cinema, quando ainda criança acompanhava uma vizinha às sessões nas salas de cinema locais.
A Torreira é o seu espaço de veraneio e a ria a sua paixão.
Cineclubista, fez parte do grupo que deu início ao movimento criativo da atual FPCA (Federação Portuguesa do Cinema e do Audiovisual), de cujos órgãos de gestão também fez parte.
Foi membro do júri em vários festivais nacionais e internacionais.
Em 1984 e 2005 foi presidente do Júri do CINANIMA, onde já foi homenageado.
Com uma extensa filmografia (que inclui animação e documentários), os seus filmes foram premiados na Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bélgica, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Grécia, Índia, Itália, Japão, Moçambique, Portugal, Rodésia, Singapura e Taiwan.
É autor de “Vamos Andando”, um dos mais significativos documentários do cinema português.
Designer, é autor de uma significativa obra de ilustração e banda desenhada. E 2008 retoma a produção cinematográfica para produzir, com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, uma curta-metragem de animação baseada em textos de Raúl Brandão e com a voz de Joaquim de Almeida.
Em 2022 termina o filme “O Antiquário”, com a voz de Ruy de Carvalho.
Enbcontro com o autor está marcado para as 16h na Oficina das Artes na Murtosa.
|