Nas próximas semanas, a Associação BioLiving, em colaboração com o Município de Albergaria-a-Velha, promove três ações de voluntariado ambiental no Sítio Arqueológico de São Julião (Branca, Albergaria-a-Velha), com o objetivo de envolver a comunidade local na melhoria ambiental de um espaço que pretende reunir arqueologia, cultura, natureza e lazer.
Localizado na freguesia da Branca, em Albergaria-a-Velha, o sítio arqueológico de São Julião encontra-se no topo do Monte de São Julião, onde se conservaram vestígios arqueológicos de diferentes épocas, com destaque para o período dos finais da Idade do Bronze, há cerca de três mil anos. O interesse dos vestígios arqueológicos identificados e o potencial ambiental da área intervencionada levaram a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha a colaborar com várias entidades no desenho de um projeto multidisciplinar para promover o património arqueológico e natural do local.
A Associação BioLiving é uma das entidades envolvidas no projeto “Monte de São Julião | Arqueologia e Natureza”, sendo responsável pela inventariação da biodiversidade e os trabalhos de beneficiação ecológica do Sítio Arqueológico, bem como pela criação de conteúdos informativos sobre o seu património natural.
Com o objetivo de envolver a comunidade local na construção deste novo pólo cultural e natural, a BioLiving está a organizar três ações de voluntariado ambiental dedicadas ao restauro ecológico da área, ao longo das próximas semanas.
Estas atividades são organizadas pela Associação BioLiving, no âmbito do projeto "Monte de São Julião | Arqueologia e Natureza", em colaboração com Município de Albergaria-a-Velha, Centro de Arqueologia de Arouca e Loci studio Arquitetura paisagista, contando ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Branca e da AdRA - Águas da Região de Aveiro.
Mais pormenores no site da Associação BioLiving.
|