Tradição e Identidade marcam a abertura do Carnaval de Ovar 2024 com folia de regresso entre 20 de janeiro e 13 de fevereiro.
A abertura oficial, este sábado, será marcada pela tradição e identidade do Carnaval vareiro, culminando com uma arruada de gigantones e cabeçudos no centro da cidade, um espetáculo pelos mirabolantes Kumpania Algazarra e fogo de artifício.
A abertura arranca na Aldeia do Carnaval, pelas 14 horas, com a Visita Guiada e Encenada “ALEG(O)RIA – Uma Leitura ao Carnaval de (O)var”, dinamizada por Leandro Ribeiro, que pretende dar a conhecer o passado, o presente e perspetivar o futuro do Carnaval de Ovar.
Ainda neste espaço, decorrerá a Oficina Criativa “Ombreiras”, pelas 16 horas, dinamizada pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”.
Ao final da tarde, na Escola de Artes e Ofícios, decorre a inauguração da Exposição Cabeçudos e Gigantones “Um olhar pelas tradições” - O processo de produção por José Dantas Lima.
Esta exposição resulta, em parte, de uma oficina gratuita de construção de cabeçudos realizada no final de 2023 e vai ser o mote para a arruada de Gigantones e Cabeçudos.
À noite, a concentração para a arruada de Cabeçudos e Gigantones, com a participação da Associação Ida e Volta, é às 21h30, na Praça da República, e seguirá até a Mercado Municipal de Ovar, onde os Kumpania Algazarra, saltimbancos apaixonados, proporcionarão momentos de verdadeira vitamina da alegria, tendo na sua música um aglomerado que vai do ska ao folk, do reggae aos sons dos Balcãs, dos ritmos latinos ao funk, e que faz deles uma das mais poderosas brass bands portuguesas.
A arrematar um programa, há fogo de artifício e uma artista local, a Von X DJ.
Recorde-se que os gigantones e cabeçudos fazem parte do imaginário coletivo local, mas desaparecerem durante décadas. Em 2015, recuperámos 10 gigantones, que têm feito sucesso no nosso e noutros Carnavais e, inclusive, no Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, realizado anualmente em Braga.
Foto: CO
|