quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-10-2006

Logística difícil


Oliveira do Bairro - Actividades extracurriculares para todos os gostos

Ensino da música, expressão físico-motora - dividida entre actividades físicas e aulas de natação - expressões artísticas e inglês são algumas das actividades do programa de enriquecimento curricular que os alunos do 1º ciclo do concelho de Oliveira do Bairro podem usufruir.

Segundo Laura Pires, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 85%, dos 961 alunos que frequentam o ensino público no concelho, 1ºciclo, estão inscritos nas actividades extracurriculares.

“Frequência opcional”

Jornal da Bairrada -Quantas crianças vão frequentar o Programa de enriquecimento curricular?

Laura Pires,vereadora da Educação da Cultura - A Câmara Municipal e os Agrupamentos estão obrigados a apresentar o programa de actividades de enriquecimento curricular para toda a população estudantil do 1.º ciclo, ensino público - 961 alunos. A frequência das actividades é opcional para os pais e encarregados de educação, que podem ou não inscrever os seus filhos nelas. Neste momento, estão inscritos cerca de 85% de todos os alunos.

- Ficam algumas escolas de fora ou crianças?

- As obras levadas a cabo pela Câmara Municipal, permitindo o funcionamento de todas as turmas do 1.º ciclo do concelho em regime normal, garantem que todas as crianças do concelho a frequentar a escola primária pública que se queiram inscrever nas actividades, podiam fazê-lo. Ficam sem frequência de actividades aquelas crianças cujos pais e encarregados de educação optaram por não as inscrever.

- Já se iniciaram as actividades?

- As actividades já tiveram início em todas as escolas do concelho, de ambos os Agrupamentos, há cerca de 2 semanas.

De inglês a expressões artísticas

- Quais são as actividades disponíveis?

- As crianças que frequentam os 1.º e 2.º anos de escolaridade podem beneficiar do ensino da música, da expressão físico-motora (dividida entre actividades físicas e aulas de natação) e as expressões artísticas. Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade podem ter aulas de inglês, expressão físico-motora e música.

- Quantos docentes vão ser contratados?

- A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro é a entidade promotora das actividades de enriquecimento curricular, mas estabeleceu parcerias com os Agrupamentos de Escolas de Oiã e de Oliveira do Bairro, bem como com diversas associações concelhias. São estas associações que garantem o vínculo com sete professores de expressões artísticas, dez professores de inglês, onze de música e 12 de expressão físico-motora.

- Quanto gasta a câmara nestas actividades?

- A Câmara municipal garante o transporte de e para as piscinas municipais, num valor que ronda os 200 euros diários. Acresce a este valor o pagamento de vigilantes para o horário de recreio das actividades de enriquecimento curricular - que a candidatura não prevê, mas que Câmara e Agrupamentos avaliam como indispensável para o bom funcionamento das actividades. Cada POC, pode rondar 600 euros por cada 6 meses.

“Não é uma logística fácil”

- Qual é a comparticipação das actividades?

- A candidatura do Ministério da Educação garante o pagamento de 250 euros por aluno, por ano, para as 3 actividades.

- E nos transportes?

- O pagamento dos transportes (de e para as piscinas) é integralmente suportado pela Câmara Municipal. As restantes actividades de enriquecimento têm lugar nas escolas - salas de aula e recreio.

- É uma logística fácil para a câmara?

- Não é uma logística fácil. Por exemplo, o Ministério da Educação ainda não garantiu apoio financeiro para os transportes de refeições ou para o transporte de crianças para os refeitórios ou cantinas.

É a Câmara quem está a assegurar esses pagamentos, pagando o serviço a várias IPSS do concelho, cujo envolvimento é fundamental para o sucesso destas actividades. No respeitante ao que o Ministério não definiu, estão as câmaras e as entidades parceiras das câmaras a assegurar para que tudo funcione o melhor possível.

Os transportes escolares (de e para a escola, no início e no fim das aulas) sofreram alterações de preço muito substanciais, atendendo às novas exigências legais no transporte de menores de 16 anos (vigilante, cintos de segurança e idade do veículo).

Em Oliveira do Bairro, estamos a cumprir a lei, com enorme esforço quer financeiro quer humano.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®