quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-09-2006

Agravamento das condições meteorológicas em todo o continente português


Furacão - Gordon afectará tempo no continente na quinta-feira

O furacão Gordon perderá intensidade depois de atravessar os Açores, mas ainda se fará sentir em Portugal continental na quinta-feira, com chuva, vento e agitação marítima na costa ocidental, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Esta previsão, baseada na trajectória estimada às 09:00 de hoje pelo Centro de Furacões de Miami (Florida), indica que o Gordon deverá passar às 06:00 de quinta-feira sobre o noroeste da Galiza, em direcção nordeste, mas já como de pressão extra-tropical.

Apesar de perder intensidade na madrugada de quinta-feira, provocará nesse dia um agravamento das condições meteorológicas em todo o continente português, nomeadamente no litoral.

O IM prevê por isso chuva, por vezes intensa, em especial no norte e centro, e vento que poderá ser forte no litoral e nas terras altas, com rajadas de 50 a 60 quilómetros/hora, que poderão atingir 100 quilómetros/hora na costa atlântica a norte do Cabo Carvoeiro.

Haverá também condições para a formação de trovoadas e forte agitação marítima na costa ocidental, com ondas de entre cinco a sete metros de altura, antecipa o instituto.

Todavia, esta previsão poderá será alterada se a trajectória estimada pelo Centro de Furacões de Miami (Florida) mudar também, já que as estimativas da rota têm alguma margem de erro e são por isso constantemente actualizadas, segundo advertiu fonte do IM.

Depois da sua passagem pela Galiza, o Gordon deverá dissipar-se, sendo absorvido por um sistema frontal situado a oeste das Ilhas Britânicas.

Às 10:00 de hoje (09:00 nos Açores), o Gordon encontrava-se localizado a 38.1 N e 38.7 W, a cerca de 1.010 quilómetros a Oeste da ilha Terceira.

Estava a deslocar-se para leste a cerca de 44 quilómetros/hora, sendo de esperar que mantenha a trajectória nas próximas 24 horas, atingindo o arquipélago dos Açores ainda no decorrer do dia de hoje, de acordo com o IM.

Actualmente, o Gordon é um furacão de categoria 2, na escala de Saffir-Simpson.

Deverá atravessar o arquipélago ainda como furacão, mas perderá intensidade até atravessar a Galiza como depressão extra-tropical, que acabará por se dissipar.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®