quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-09-2006

Bacalhau (Aveiro e Alcobaça)


Carrefour angaria mais dez produtos portugueses para fileira qualidade

O grupo Carrefour vai passar a apresentar mais uma dezena de produtos nacionais de frescos nos seus hipermercados, no âmbito do projecto Fileira de Qualidade, que representa, este ano, 15 milhões de euros de vendas.

Os protocolos respeitantes à dezena de produtos portugueses agora angariados foram hoje assinados, no Monte da Chaminé, na zona de Elvas (Portalegre), entre o grupo francês e os respectivos produtores.

A formalização das novas parcerias, que também englobam produtos do Alentejo, aconteceu durante o quarto encontro nacional de produtores "Fileira de Qualidade Carrefour", que juntou perto de 150 participantes.

Maria Sousa e Silva, directora de marketing do grupo Carrefour, salientou à agência Lusa que, com estes dez novos acordos, a Fileira de Qualidade passa a integrar um total de 28 produtos portugueses de frescos, desde a carne e do peixe, passando pelo pão, charcutaria, frutas e legumes.

"Tínhamos 18 acordos firmados, que envolviam 190 produtores, mas, a partir de agora, os hipermercados do grupo passam a apresentar mais estes dez produtos portugueses, o que, tudo somado, representa 216 produtores nacionais", explicou.

à insígnia Fileira de Qualidade aderiram hoje fabricantes de queijo Serpa, de morango (Odemira), meloa (Beja), borrego (Évora), vitela (Elvas), citrinos (Algarve), alface (Estremadura), castanha (Bragança), bacalhau (Aveiro e Alcobaça) e atum (S. Miguel, Açores).

Artigos que, segundo Maria Sousa e Silva, se enquadram nos requisitos e objectivos da Fileira de Qualidade da cadeia francesa, que aposta em "produtos artesanais, tradicionais e típicos de uma determinada região e que sejam produzidos tendo em atenção critérios não prejudiciais ao ambiente".

"Este projecto pretende assegurar aos consumidores o acesso a produtos de qualidade e com segurança alimentar, com bom sabor e que representem um regresso à tradição, dando a conhecer o que cada região tem de único e de melhor", sublinhou.

Por outro lado, acrescentou a mesma responsável, a Fileira de Qualidade quer apoiar a produção nacional de frescos: "Só entram produtos portugueses, alguns deles oriundos de zonas desfavorecidas, pelo que também há um contributo para o desenvolvimento regional".

O projecto iniciou-se em 1996 e, passados dois anos, o primeiro produto angariado foi o tomate.

Este ano, segundo Maria Sousa e Silva, os 18 artigos que, até agora, eram comercializados sob a insígnia Fileira de Qualidade já representam "15 por cento das vendas de frescos nas várias unidades grupo".

"Temos vindo sempre a crescer, pois, em 2004 as vendas atingiam os oito por cento, no ano passado subiram para os dez e este ano estão na fasquia dos 15 por cento. É possível que, a crescer a esta média, cheguem aos 20 por cento em 2007", disse.

Um volume que se traduz, este ano, nos "15 milhões de euros", ou seja, mais dois milhões de euros do que o total de vendas acumuladas no ano passado, que rondou os "13 milhões de euros", revelou também a responsável.

"O objectivo, para o futuro, é que este projecto continue a crescer e que possamos ter produtos da Fileira de Qualidade em todas as categorias de frescos", projectou Maria Sousa e Silva.

O grupo Carrefour conta com oito unidades em Portugal, estando previsto que, este ano, entrem em funcionamento duas novas lojas, um delas em Paços de Ferreira e a outra em Portimão.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®