Na próxima segunda-feira, dia 11 de Setembro, vai ser lançada a primeira pedra das instalações do Terminal de granéis agro-alimentares da SOCARPOR (Aveiro). Ana Paula Vitorino presidirá à cerimónia de arranque das obras de construção destas instalações, que contarão com uma área total de 20.250 m2, e ficarão inseridas em área adjacente à Plataforma Logística do Porto de Aveiro.
Com um investimento estimado em quinze milhões de euros, o terminal será provido de um armazém com capacidade para 45 mil m3, com um sistema inovador a nível nacional: a mecanização total de todo o processo de movimentação de granéis agro-alimentares, desde a descarga à armazenagem e à recepção de camião ou comboio.
Esta opção gera um elevado valor acrescentado à mercadoria por duas ordens de razões: nos ganhos de eficiência e produtividade, e no facto de se tratar de um processo amigo do ambiente (sem desperdícios ou levantamento de poeiras). Quando atingida a sua capacidade máxima, o Terminal de Granéis Agro-Alimentares da SOCARPOR terá condições para movimentar cerca de 1.600 mil toneladas de mercadorias.
Parte desta carga terá como origem/destino a região de Castilla y Léon, mercado-alvo deste projecto. A concretização deste objectivo passa pela efectivação da ligação ferroviária do Porto de Aveiro à rede ferroviária nacional. |