As bandeiras do município de Ílhavo estão a meia-haste devido à morte de Adriano Nordeste, presidente da Assembleia Municipal entre 1998 e 2005, noticia hoje o JN. O capitão Nor-deste, como era conhecido, faleceu anteontem após uma intervenção cirúrgica realizada no Hospital dos Covões. Tinha 83 anos. As cerimónias fúnebres realiza-se hoje, às 17.30 horas, na igreja matriz de Ílhavo, seguindo o corpo para o cemitério da cidade.
Adriano Nordeste foi, nas últimas décadas, uma das figuras mais carismáticas e respeitadas em Ílhavo. "Marinheiro, trabalhador, cidadão activo, amigo solidário, exerceu funções como dirigente no Illiabum, da Misericórdia e na Confraria do Bacalhau", lembra uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo. O capitão Nordeste foi homenageado pela Câmara com a Medalha do Concelho em Vermeil, em 1992, e com a Medalha do Concelho em Ouro, em 2003, aquando das comemorações do feriado municipal, ano em que foi atribuído ao Pavilhão Municipal de Ílhavo o seu nome.
A Câmara adiou para o próximo dia 24 a realização do "Grande Concerto de Verão" com Vozes da Rádio e José Cid, que estava previsto para hoje, na Costa Nova. |