A ideia base partiu da criação de um fórum, na Internet, que tem como objectivo debater temas relacionados com a deficiência. A partir daí, evoluiu para site e visa «combater a exclusão social para pessoas com necessidades especiais e incentivar as pessoas a participarem, sem medos, na sociedade», explica Pedro Monteiro.
Criado com o apoio de três amigos, o D-eficiente dirige-se não só para «as pessoas com necessidades especiais, particularmente as que têm algum tipo de deficiência motora» mas pretende atingir igualmente «toda uma sociedade e criar uma verdadeira igualdade para todos os cidadãos», adverte o autor.
O site, que futuramente irá ter uma versão para invisuais, disponibiliza informações úteis às «pessoas com necessidades especiais». Destaca-se uma secção dedicada aos locais preparados com acessibilidades para deficientes motores.
No D-eficiente os visitantes são convidados a participar no fórum e a pronunciarem-se sobre temas tão diversos como a exclusão social, a discriminação, a sexualidade, a saúde e o desporto. Pedro Monteiro convida, ainda, ao estabelecimento de parcerias, com vista a combater a desigualdade de oportunidades das pessoas com deficiências.
Para além do site, Pedro Monteiro tem, também, previstas actividades de convívio com os participantes do fórum «futuramente iremos criar encontros para as pessoas se começarem a conhecer. Estes encontros vão ser espalhados pelo país sendo uma pessoa de cada região responsável por escolher um restaurante. Com este simples gesto, começam a participar numa sociedade, em que por vezes estão isolados».
Os interessados poderão conhecer melhor o Pedro Monteiro aqui .