quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-05-2006

Na área da saúde pré hospitalar


Oliveira do Bairro - Bombeiros apostam na formação

Todos os elementos dos Corpos de Bombeiros são obrigados com vista ao “socorro pré hospitalar” a possuir credenciação do INEM a fim de poderem tripular as suas ambulâncias. Há dois tipos de cursos: Os TAT, de 35 horas; e os TAS de 20 horas, acrescidos do tempo de estágio.

Os cursos básicos de Socorrismo (TAT) são ministrados por formadores da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em horários pós laboral, das 20 às 23 horas.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro dispõe, no momento, de cinco TAS e 70 TAT.

No passado dia 20 de Maio, concluiu-se a realização de mais um curso TAT com 11 elementos.

O formador foi o professor Carlos Nunes, Comandante do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros, na qualidade de formador externo da ENB.

As sessões teóricas incluíram: sistema integrado de emergência médica, noções de anatomia, normas de conduta dos tripulantes de ambulância, exame da vítima, reanimação cárdio-respiratória (suporte básico de vida) e obstrução das vias aéreas, parto súbito, oxigenoterapia, choque, hemorragias e traumatologia.

Este último tema subdividiu-se em: noções gerais e exame da vítima de trauma, lesões dos tecidos moles, fracturas e lesões articulares, traumatismos crânio-encefálicos, traumatismos vértebro-medulares, queimaduras e técnicas de remoção.

Realizaram-se também práticas de simulação perante “doenças súbitas” e “acidentes”, na sala de aula e no exterior. Por isso, sempre que decorre um destes cursos, é usual verem-se os nossos bombeiros/socorristas a desenvolverem acções de rua, parecendo realidade aquilo que se passa.

Os formadores são exemplares, totalmente devotados à aprendizagem, já que têm consciência de que dos seus préstimos dependem vidas humanas, ou a melhoria do estado das vítimas que socorrem, e sem que da sua actuação possa resultar o agravamento das lesões já existentes.

Neste curso todos ficaram aprovados com excelentes classificações, o que vem melhorar ainda mais a já boa qualidade na prestação do “socorro pré-hospitalar” no concelho e nas áreas envolventes, sempre que o INEM ou as populações mais próximas os solicitam.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®