O conhecido intérprete Rão Kyao vai regressar ao distrito de Aveiro para um concerto / jantar agendado no Cais do Moliço, em Vagos, no próximo dia 8 de Abril, sábado, pelas 20.30 horas.
A noite será um tributo ao país do pão, do azeite e do vinho, e promete uma animação muito “sui generis” para um espectáculo que se espera inesquecível, até pela qualidade do artista e pela espectacularidade do espaço que o acolhe, que é o Cais do Moliço. Rão Kyao promete uma noite de glória, onde os seus sons flutuarão pelas águas da ria de Aveiro que banham o Cais do Moliço. Ao longo de uma carreira, que ultrapassa duas décadas, o lisboeta Rão Kyao tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente. Fazendo uso da flauta de bambu e do saxofone, ele foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo assim o elo perdido entre a tradição musical portuguesa e o Oriente. Os 18 álbuns que editou até hoje indiciam, de uma forma muito clara, a intenção expressa de, a cada passo, redescobrir as raízes da música tradicional portuguesa, não temendo, antes pelo contrário, o confronto com as suas fontes primordiais: a música indiana e a música árabe. Nos 17 discos que editou antes de “Porto Alto”, Rão Kyao mostrou o que havia de comum entre músicas de linhagens tão aparentemente diferentes como a portuguesa e a indiana, inspirou-se nos ritmos da música do Nordeste do Brasil, no jazz, cruzou a sua mestria com a alma do flamenco, estabeleceu uma forte ligação com o Oriente e percorreu, como poucos antes dele, os sons originais de Portugal. Hoje, neste disco, esse espaço a que Kyao chama Porto Alto é, mais que o território físico berço de uma nação e de uma cultura, um lugar - a bem dizer - mítico, inspirador de viagens e de sonhos e de sons e de palavras muito distintas, habitado por um povo que evoluiu como os ramos de uma árvore bem enraizada na terra, a mesma terra onde cultiva o Pão, o Azeite e o Vinho que comungamos como origem da nossa cultura.
É neste momento de “Porto Alto” que a música desenvolve a ideia central do álbum, ou o que Rão Kyao chama: Trilogia dos Alimentos.
Com “Balada do Pão”, “Na Apanha da Azeitona” e “Vinho d’Alegria” é a coisa comum, a raiz da cultura que se encontra em canções de trabalho, mas também de celebração e festa - tema que de certa maneira se encerra na reflexão interior incrustada na letra de “Lamento Redentor”. Todas as informações relacionadas com esta noite poderão ser obtidas através do telefone 234 740 300, 93 740 3000 ou através do e-mail paraisoeventos@hotelparaiso.com |