quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-02-2006

Mas dez destas zonas húmidas não têm plano de ordenamento


Quercus alerta para ameaças e falta de planos de ordenamento

A Associação ambientalista Quercus criticou hoje a falta de planeamento e ameaças que diz atingirem as 12 zonas húmidas classificadas em Portugal, apelando a uma protecção mais eficaz daquelas áreas, que assinalam quinta-feira o seu Dia Mundial.

A organização afirma, num comunicado, que as zonas húmidas, que totalizam mais de 66 mil hectares de território português, têm sido geridas de "forma displicente".

"Estuários, rias, pauis, sapais e lagoas continuam fortemente ameaçados pela poluição, construção, agricultura intensiva, abandono e transformação de salinas, turismo insustentável e caça ilegal, entre outros factores", lamentam os ambientalistas.

Da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar) fazem parte 12 locais, tendo sido propostos em 2005 mais cinco.

Mas dez destas zonas húmidas não têm plano de ordenamento. As excepções são a Ria Formosa (Algarve), cujo plano de ordenamento se encontra actualmente a ser revisto e o Paul de Arzila (Coimbra).

Em fase de finalização estão os planos de ordenamento das Lagoas de Santo André e da Sancha (Litoral Alentejano) e do Paul do Boquilobo (Santarém).

A Quercus lembrou ainda que existem outras zonas húmidas, não integradas nesta lista, que também enfrentam ameaças, como a Ria de Aveiro, Lagoa de Óbidos, Lagoa de Melides (Liroral Alentejano), Estuários do Minho e Mondego e Barrinha de Esmoriz (Aveiro).

A Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de Ramsar entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 1578 sítios a nível mundial.

Portugal ratificou esta convenção em 1980 tendo como obrigações a designação de zonas húmidas para inclusão na lista, elaboração de planos de ordenamento e de gestão para estes locais e promoção da conservação e protecção destas zonas e das aves aquáticas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®