domingo, 24 de Novembro de 2024  02:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-12-2005

Concerto contou com a presença de grupos de grande valia


Mogofores- Glória In Excelsis Deo-Concerto de Natal Recheado de Paz

O Grupo Coral Oásis, neste advento do Natal, realizou a 4ª Edição do seu já habitual Concerto de Natal no passado dia 11 de Dezembro de 2005 (Domingo) convidando calorosamente espectadores para uma tarde de cultura vocal na majestosa Basílica de Mogofores.

Este ano o Concerto contou com a presença de grupos de grande valia, como o Orfeão de Paços de Ferreira, Orfeão de Almeirim e Coral Polifónico de Aveiro.

Deste mesmo encontro de vozes pôde-se destacar temas profundamente sacros e de uma beleza bastante peculiar. A harmonia esteve presente em cada voz avivando em grande medida a sensibilidade de temas que despertaram o adormecido espírito de Natal.

O GCO conduzido pelo Maestro António Luis de Brito e “temperado” pelo Órgão de Tubos, esplendor da mestria do Prof. Sérgio Brito, estreou a tarde com a evocação da genialidade precoce de Félix Mendelssohn (“Vinde Todos”) e do classicismo de W.A. Mozart (“Correi Pastorinhos”).

Depois do convite vocal feito pelo grupo anfitrião, coube ao Orfeão de Paços de Ferreira pela mão do Maestro José Luís Leal Pacheco presentear-nos com oito sonoridades de peças corais que curiosamente passavam pela celebração do Natal Português em referências como o “Natal de Elvas” - M. Sampaio Ribeiro, mas também alguns registos Gospel da já conhecida peça “Ámen”. “Glória in Excelsis Deo” (arr. do Pe. M. J. Raposo) revelou a mensagem de paz que o Natal pode urdir, pela imponência simbólica que o próprio tema requisita.

Com uma interessante coreografia de chamamento aos pastores, o Orfeão de Almeirim pela direcção artística da Maestrina Fátima Cotrim, abrilhantou de cor e sentimento alentejano a entrada com a peça “Entrai, pastores entrai”; um tradicional do Natal de Beja. Ainda entoaram o sobejamente conhecido “Adeste Fideles” ena peça “En Belén Tocan a Fuego”, recordou-se a tradição do Natal de Burgos. O deslumbrante Espiritual Branco “Babay Boy” foi categórico e finalizou a actuação deste Orfeão.

Por último o Coral Polifónico de Aveiro conduzido pelo Maestro Dr. Valdemar Silva, trouxe um conjunto de peças admiráveis desde “Meia noite dada” (Pop. Madeira Hann. Manuel Simões), “Es Nascido” de D. Pedro de Cristo a “Dame Albricias”-(Villancico de Espanha- Sec XVI), destacando a excelente interpretação de “Drummer Boy” (Hann. António Conde) e de “Glorious Kingdom” ( Espirtual, Hann. W. Kleber) .

Um autêntico “Banquete Vocal” reservou momentos únicos que registaram o grande esforço que os Coros Portugueses têm desenvolvido, no sentido de tornar o Concerto Coral num evento mais visto e apreciado no seio das comunidades. Apesar da maior afluência de público deste ano, podemos renovar a esperança de contar com espectáculos mais frequentados em futuras iniciativas.

Em modo de conclusão seguiram-se a sinfonia de reconhecimentos da Presidente do GCO (Prof.ª Maria Silvestre Loureiro) ao excelente desempenho dos grupos intervenientes, ao Pe Antero da Paróquia de Mogofores e ainda num momento de exaltação da Paz registou-se o agradecimento pela presença do Bispo D. Xímenes Belo, figura para o grande averbamento coral à causa. Cenário de um verdadeiro e apoteótico final de tarde em clima de festa e alegria, a sinergia dos quatro coros polifónicos comoveu a plateia com o tema “Noite Feliz”; deliciosa “rabanada” em tempo de Natal, oferecida ao público presente.

Pedro F Patrício


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®