O projecto biotecnológico FoodMetric, desenvolvido por jovens investigadores ligados à Universidade de Aveiro, venceu a primeira edição do Concurso Nacional de Empreendedorismo, uma iniciativa conjunta com a Universidade Nova de Lisboa a que concorreram 108 projectos. O projecto que recebeu o primeiro prémio, de 25 mil euros, dedica-se ao desenvolvimento e implementação de metodologias para análise química de produtos alimentares, sendo 30 por cento mais barato que os métodos actuais e 80 por cento mais rápido. A FoodMetric não tem concorrência em Portugal e muito pouca no estrangeiro, além de esta não permitir a personalização e adaptação a cada cliente como a solução oferecida pelo projecto vencedor, nesta iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e da Universidade Nova. "É muito bom ver os projectos, as equipas, a idade [a maioria jovens com menos de 30 anos], e a qualificação que estas pessoas têm", sublinhou o presidente da CGD, Carlos Santos Ferreira, na cerimónia em que foi anunciado o vencedor e os quatro outros finalistas e entregues os prémios. Os promotores da iniciativa estão já a pensar na segunda edição do CNE, que consideram uma forma de mostrar que se pode "fazer da vontade realidade", lema do concurso que Santos Ferreira frisou, referindo-se à qualidade dos projectos apresentados. A iniciativa destina-se a incentivar a inovação, a revitalização do tecido empresarial português e o estímulo da cultura empreendedora entre os estudantes e o processo desta primeira edição iniciou-se em Fevereiro. Centenas de participantes oriundos de todos os pontos do país e do estrangeiro apresentaram 108 projectos, a maioria nos sectores dos serviços, tecnologias da informação, ambiente, turismo, energia e biotecnologia. Mas foram os projectos desta última área que tiveram maior mérito, já que mais de metade dos finalistas são da área de biotecnologia. Os outros quatro projectos premiados foram a BioAlvo, a MagBiosense, a BioHiTec e a Skydata, que tal como vencedor recebem computadores oferecidos pela Fujitsu Siemens e "software" empresarial da Microsoft. O concurso teve duas fases, a primeira com apresentação de ideias e na segunda os finalistas tinham de desenvolver planos de negócio completos, sendo os cinco melhores planos de negócio apresentados a um grupo de empresários e investidores. O vencedor do concurso recebeu 25 mil euros, aplicados no capital social da empresa a constituir, mas os organizadores asseguram que todos os projectos da segunda fase têm a possibilidade de angariar apoios e investimentos adicionais através de contactos com potenciais investidores, proporcionados pela divulgação pública do concurso. |