quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-08-2005

ANATA na festa do Beco


Águeda

No próximo dia 3 de Setembro, a ANATA está directamente envolvida em dois eventos de grande significado.

O primeiro está relacionado com uma tradição religiosa muito antiga, em que o povo de Mogofores vem em romaria, desde há 407 anos, até ao lugar do Beco, em Macinhata do Vouga, agradecer a Nossa Senhora da Paz a sua protecção contra um surto de peste, ocorrido em 1958, era rei Filipe II, o Prudente, e Papa Inocêncio VIII. A ANATA, preocupada com a manutenção e reviviscência das tradições, decidiu tornar mais conhecido este acto de fé, que se realiza sempre no primeiro sábado de Setembro.

Neste sentido, convidou os associados a estarem presentes, como foram contactadas a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, Mordomia de Mogofores que organiza a peregrinação, o Grupo Folclórico de Macinhata do Vouga, a Associação Cultural de Jafafe e a Zelodora da Capela.

Tudo está assim acertado para que, no próximo dia 3 de Setembro, os peregrinos de Mogofores e de Aguada de Cima, e outros devotos, “tenham uma recepção de boas vindas diferente”, no dizer do médico Silva Pinto, presidente da Anata: actuação às 15 horas de um grupo de folclore e a oferta de um porco assado no espeto, de pão e vinho para repor as energias.

O segundo evento, está relacionado com a abertura da exposição dos trabalhos em cerâmica da autoria do Arqº. António Filomeno Rocha Carneiro, sobre a epopeia do descobrimento das rotas marítimas.

Estas obras-primas são pertença da Câmara Municipal de Águeda e, na sua primeira e única apresentação, mereceram o maior interesse e “os maiores elogios pela sua beleza, pelo rigor histórico, pelo seu valor pedagógico, pela sua exaltação patriótica”, refere Silva Pinto.

A inauguração será às 21h30, na Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso e a exposição está aberta do dia 3 ao dia 15 de Setembro no horário normal de funcionamento do museu.

Sempre que as direcções de escolas ou outros grupos o solicitem a ANATA através do telem. 918263883 e 966619447, será acordado um horário especial


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®