O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, anunciou ontem o objectivo de duplicar para seis milhões de toneladas o volume de cargas movimentadas naquele porto, até 2010. Falando aos jornalistas na apresentação da nova página daquela estrutura portuária na Internet, Luís Cacho revelou que o conselho de administração da APA pretende duplicar, até 2010, o volume de cargas movimentadas, que é actualmente de três milhões de toneladas e corresponde a cinco por cento das cargas que entram e saem do país. Para tal, a Administração do Porto de Aveiro conta, além de um novo terminal de granéis líquidos em conclusão, com o novo terminal de granéis sólidos, tendo decidido abrir concurso para as operações de dragagem necessárias à sua entrada exploração. O concurso terá um prazo de nove meses e implica a dragagem de 5.8 milhões de metros cúbicos de materiais, correspondendo a empreitada a um valor de 12,5 milhões de euros. A construção do ramal ferroviário que permitirá ligar o Porto de Aveiro à Linha do Norte é considerada essencial para a estratégia portuária delineada em 2000 e, segundo Luís Cacho, "tem de avançar rapidamente sob pena de pôr em causa a sobrevivência da própria APA". O administrador do Porto de Aveiro congratulou-se por, depois do processo ter conhecido atrasos atribuídos à definição do traçado, o actual Governo ter incluído a ligação ferroviária no Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP). "Acreditamos que vai avançar muito rapidamente, pois trata-se de um investimento de 125 milhões de euros que está parado e é fundamental para o projecto de acessibilidades marítimas, o que nos vai permitir ser um porto mais competitivo em termos internacionais e servir melhor as empresas", disse. A captação de cargas em Espanha, atendendo a ser o porto mais próximo de Madrid e de todo o centro da Península Ibérica, é uma das principais apostas da Administração do Porto de Aveiro. Nesse sentido, a APA emitiu recentemente uma "carta de recomendação" para a construção de um "porto seco" em Salamanca, com recurso a fundos comunitários, num projecto dos autarcas espanhóis que tem acarinhado, destinado a processar mercadorias que terão como porta de entrada e saída o Porto de Aveiro. A melhoria da competitividade portuária foi também uma das razões que levou a APA a criar uma nova página na Internet, no âmbito do programa Aveiro Digital, a qual é aberta a clientes e dispõe de um sistema de informação financeira que lhes permite, nomeadamente, verificar o estado das suas contas-correntes. |