Numa organização conjunta com a Rede Social de Anadia, Núcleo Distrital de Aveiro da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), Casa do Povo de Amoreira da Gândara e a Associação Social de Avelãs de Caminho, estas duas últimas instituições na dupla condição de associadas da REAPN e parceiras na Rede Social de Anadia, decorreu, na passada sexta-feira, no Centro Cultural de Anadia, um mini-fórum subordinado à temática do “Insucesso e Abandono Escolar”. A iniciativa juntou 45 pessoas, entre professores, técnicos da Rede Social de Anadia e pais da comunidade. A organização dividiu o mini-fórum em três grupos, tendo Amílcar Costa focado a problemática sobre a desigualdade de oportunidades no acesso à escola enquanto factor concorrente para o insucesso e abandono escolar no concelho de Anadia. Por sua vez, Maria João Santos abordou as baixas expectativas das famílias face à escola e a falta de competências parentais e, por último, através de Rosa Nicolau, a desadequação entre as apetências e os interesses das crianças e dos jovens e as respostas existentes no sistema de ensino. O envolvimento da comunidade local na discussão e na decorrente busca de soluções para um problema que a afecta, de forma estrutural, foi uma das prioridades da acção. É um facto relevante que numa sociedade, qualquer que ela seja, coexistem múltiplas dimensões de vida, económica, política, cultural e social, sendo que o seu desenvolvimento depende da forma que aquelas assumem e das relações que estabelecem entre si. Desta forma, é possível perceber os fenómenos sociais. Por exemplo, uma pessoa com carências económicas, vive, normalmente, situações problemáticas, a outros níveis, sejam elas carências habitacionais, problemas de saúde, de emprego, situações que se reflectem numa estrutura de insucesso. Os fenómenos sociais radicam na própria sociedade e na sua forma de funcionamento. Daí que seja importante propiciar a definitiva integração, quebrando o ciclo vicioso de produção e reprodução dos problemas que afectam a sociedade, que tem na sua base a desigualdade de oportunidades no acesso ao bem-estar social. As soluções apontadas podem passar por uma rede multidisciplinar no processo educativo, como também na ocupação dos tempos livres, e na mudança da tradição escolar. O insucesso escolar advém, de certa forma, da baixa escolaridade dos pais, e o sucesso desta iniciativa deixou a organização com ideias e princípios para combater um problema que afecta o mundo inteiro. |