domingo, 24 de Novembro de 2024  04:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-04-2005

Protecção e segurança em contexto escolar


Anadia

No seguimento do apetrechamento dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1º CEB da rede pública do município de Anadia, com material de protecção e segurança (extintores), a Câmara Municipal de Anadia levou a cabo, no passado dia 20 de Abril, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, uma acção de formação/informação sobre esta temática.

A importância da prevenção e da segurança na educação

Tendo o Comandante João Dias Coimbra dos Bombeiros Voluntários de Anadia como orador, a vasta plateia (mais de 60 pessoas), composta, na sua maioria, por docentes e auxiliares de acção educativa do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Anadia, a que se associaram também responsáveis pelo ensino particular e pelos equipamentos desportivos do concelho, teve contacto com alguma informação sobre a utilização dos meios de primeira intervenção que se poderão mostrar bastante úteis no quotidiano e em caso de alguma ocorrência.

Na sessão de abertura, Jorge Sampaio, vereador da educação, não deixou de sublinhar a importância da prevenção e da segurança na educação, de resto “uma temática à qual a Câmara dá especial atenção”, pois como destacou “mais vale prevenir do que remediar”.

Segundo este responsável, “a Câmara vai continuar a trabalhar para garantir a todos os alunos do concelho, do ensino pré-escolar ao secundário, as mesmas condições que outros alunos têm noutras regiões do país”.

Ao longo de aproximadamente três horas, o Comandante Dias Coimbra deu a conhecer o que diz a lei sobre a temática “Regulamento de segurança contra incêndios em edifícios escolares”, nomeadamente a existência de extintores portáteis, passando ainda pela tipologia dos edifícios e estilos arquitectónicos mais comuns neste tipo de equipamentos. Questões como: “Se existem escadas? Se estão bem dimensionadas? Se os professores e auxiliares educativas estão preparadas para agir em situações de emergência?” foram algumas das perguntas que colocou e a ter em linha de conta, já que podem ser colocadas a qualquer momento, quer seja para elaborar um mero plano de evacuação, quer seja para agir em caso de uma ocorrência.

O número um dos bombeiros anadienses abordou ainda a questão da localização das escolas e da sua sinalização: “Se estão perto de ruas e estradas muito movimentadas, por onde podem passar viaturas transportando materiais perigosos ou inflamáveis?”, até porque, como relembrou, “os professores são os responsáveis por inerência de funções e será sempre aos docentes que os pais colocarão as suas questões e pedirão satisfações”. Em matéria de acessibilidades na escola, o Comandante Dias Coimbra recordou a necessidade de ter em atenção: “Se as portas são largas? Se abrem para dentro ou para fora? Se a escola possui parque de estacionamento? Se é de fácil acesso aos bombeiros e às suas viaturas?”

Pormenores

Dias Coimbra falou ainda de outros pormenores, questionando se o equipamento escolar está dimensionado para as idades das crianças; se a luz natural vem do lado esquerdo ou se erradamente vem do lado direito e se a GNR faz a vigilância àqueles estabelecimentos de ensino, assim como dos meios tecnológicos já disponíveis (câmaras de filmar, portões eléctricos, cartões magnéticos de entrada e saída).

Mas, voltando aos incêndios e aos extintores - equipamento que poucos sabem usar - o Comandante dos Bombeiros de Anadia falou mais, aprofundadamente, da fenomenologia da combustão: “fogo é uma reacção química designada por combustão - oxidação - acompanhada pela libertação de calor”. Combustão não existe sem o combustível, mas também sem um segundo componente - o comburente; diferença entre combustível (substância que reage no seio de um gás) e combutente (corpo gasoso ou atmosfera que envolve o combustível e que com ele reage na combustão); fontes de calor ou energias de activação (eléctrica, mecânica, térmica e química); classes de fogo (A - fogos de materiais sólidos - madeira, carvão, palha, papel, B - fogos de líquidos ou sólidos liquidificáveis - gasolinas, álcool, petróleos, C - fogos de gases - metano, butano, gás natural, acetileno, D - fogos envolvendo metais - lítio, sódio, potássio, magnésio).

Dias Coimbra falou ainda da velocidade de combustão (lenta, viva, deflagração, explosão), dos planos de evacuação, que praticamente nenhuma escola possui e dos métodos de extinção: por carência, limitação do comburente ou inibição e dos agentes extintores: água, pós químicos, pós especiais para fogos da classe D, entre muitas outras considerações.

A acção de formação terminou com uma aula prática, em que alguns docentes puderam experimentar e testar a sua perícia na utilização de extintores.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®