A Câmara de Anadia está a contactar municípios vizinhos para constituir uma área metropolitana alternativa às já criadas de Aveiro e Coimbra, assegurou fonte próxima do presidente da Câmara, Litério Marques, admitindo que autarcas vizinhos já foram “seduzidos” para esta intenção.
Aproveitando a mudança de Governo e a indefinação quanto ao futuro das áreas metropolitanas, a Câmara de Anadia, que ainda não tinha optado pela integração em qualquer comunidade de municípios, decidiu “baralhar as contas”.
De acordo com fonte próxima de Litério Marques, o presidente da Câmara estabeleceu contactos com vários autarcas dos municípios vizinhos dos distritos de Aveiro (Mealhada e Oliveira do Bairro), Viseu (Mortágua) e Coimbra (Mira e Cantanhede) na tentativa de criar a Área Metropolitana da Bairrada (AMB).
Contactado esta sexta-feira sobre o assunto, Litério Marques não confirmou nem desmentiu os contactos com os autarcas vizinhos nem as supostas intenções de avançar com aquela iniciativa.
“Trabalho para o meu município, tento fazer o que seja melhor para os cidadãos e quanto às áreas metropolitanas sempre disse que Anadia tentaria procurar a melhor solução, evitando ser um município de rectaguarda quer na área de Aveiro, quer na de Coimbra”, assegurou o edil, acrescentando que “a Câmara de Anadia fez exigências ao anterior Governo para decidir qual o rumo a tomar, mas infelizmente não fomos ouvidos”.
No entanto, estamos em condições de avançar que Oliveira do Bairro já deu um claro não ao projecto. Fonte ligada à autarquia garantiu que o presidente Acílio Gala “ignorou” as notícias que lhe chegaram sobre o assunto.
Por seu turno, o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, disse ao Moliceiro.com que “a ideia até nem é má”, apontando que “do lote desses municípios acho que não será a melhor escolha Anadia liderar essa área metropolitana” e acrescentando, no entanto, que “a iniciativa do presidente da Câmara de Anadia acaba por ser inoportuna, descabida e desactualizada”. |