O Dia Mundial da Água assinala-se hoje, com cerca de 800 mil portugueses sem abastecimento em casa e o nível das barragens abaixo do normal devido à seca no país. A tão desejada chuva chegou no passado fim-de-semana, mas em quantidades tão pequenas que ainda é cedo para saber se permitirá minimizar as consequências da seca que está a marcar o ano de 2005 em Portugal. Os dados mais recentes do Instituto da Água indicam que, em Fevereiro passado, o armazenamento de água nas albufeiras diminuiu em relação a Janeiro e ao período homólogo do ano anterior. A descida do volume armazenado aconteceu em todas as bacias, à excepção das do Cávado, Ave, Mondego e Sado, que apresentaram subidas "pouco significativas". Também quanto ao abastecimento de água ao domicílio, os números não são animadores em Portugal. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística revelam que oito por cento da população residente (cerca de 800 mil pessoas) não tem água canalizada em casa. As regiões mais prejudicadas são o norte do país, onde cerca de 17 por cento dos portugueses não tem abastecimento de água ao domicílio, e a região do Algarve, com cerca de 10 por cento da população. O Dia Mundial da Água assinala-se hoje com o lançamento de um novo portal para o sector e uma linha telefónica de atendimento público. Em declarações à agência Lusa, Manuel Mello, do Grupo Centro de Contacto, responsável pelo projecto, explicou que o nascimento do portal surgiu da "necessidade de oferecer informação independente", sem ser das administrações públicas. "Outra das razões foi a necessidade de concentrar num único portal toda a informação sobre água", adiantou. O www.portaldaagua.com contém informação para os cidadãos, nomeadamente sobre contratos de adesão, tarifários ou contadores, e para os profissionais do sector. "Vamos alargar o portal aos países de língua oficial portuguesa em meados de Julho deste ano", anunciou Manuel Mello. Paralelamente, o grupo vai também lançar uma linha telefónica (707262707) para facultar informações aos utentes dos serviços de abastecimento de água. "Nessa linha vamos reencaminhar as chamadas para os serviços locais institucionais ou receber denúncias sobre fugas de água que depois vamos reencaminhar para as empresas de água", adiantou. |