quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-03-2005

As prendas da autarquia nos 30 anos de rugby na Moita


Moita

A direcção do Moita Rugby Clube da Bairrada (MRCB) assinalou os 30 anos de rugby na Moita com um jantar de confraternização. A maior prenda foi dada por Litério Marques, que ofereceu cinco mil euros para a formação, uma das grandes prioridades do clube para a próxima época.

“O rugby não está assim tão mal”

Há 30 anos que, ininterruptamente, a freguesia da Moita tem um clube de rugby. A equipa sénior que disputa a fase final de acesso à 1.ª divisão é cabeça de cartaz, mas a formação, com escalões de bambis, benjamins, infantis e iniciados, em ambos os sexos, recolhe a outra fatia desportiva do clube, que se tem debatido com a falta de atletas. Para colmatar este problema, a direcção, liderada por Manuel Neves, vai apostar forte na próxima época na formação, com a aquisição de técnicos, cuja prioridade é fomentar a modalidade junto das escolas do concelho.

A nível das infra-estruturas, a reconstrução da antiga escola primária, onde será edificada a futura sede, está em marcha, prevendo-se a sua conclusão no próximo verão.

Na sua intervenção, Manuel Neves agradeceu à Câmara Municipal de Anadia e Junta de Freguesia da Moita tudo o que têm feito pelo MRCB, tanto no apoio financeiro como ao nível das obras da futura sede.

No campo desportivo, o presidente do MRCB disse que a época estava a correr mais ou menos. “A equipa sénior está a disputar a fase final de acesso à 1.ª divisão com uma vitória e uma derrota, a equipa feminina participa no campeonato nacional, e as camadas jovens, ainda hoje (sábado) participaram num torneio em Lisboa”.

Tudo isto levou Manuel Neves a adiantar que “o rugby não está assim tão mal, há é falta de atletas. As camadas jovens são uma das nossas prioridades. Vamos apostar forte na formação”.

Pela voz do líder do MRCB ficou a saber-se que Maio será o mês do rugby. Entre as várias iniciativas, destaque para o torneio internacional de veteranos, com a presença de uma equipa francesa, do CDUP e Académica, e para o torneio nacional de formação no escalão de escolas.

“O MRCB é um clube exemplar”

Henrique Rocha, em representação da Federação Portuguesa de Rugby, um dos habitués dos jantares de aniversário, referiu que “o MRCB é um clube exemplar, porque está situado numa zona sócio-económica difícil, e continua a ter a coragem de ter todos os escalões de formação em actividade”.

Aquele dirigente reforçou ainda a importância do clube em apostar na formação, área que tem que ser acarinhada, que devia mesmo ser apoiada pelo Estado, como deixou uma palavra de elogio ao presidente da Câmara por se interessar pelas colectividades do seu concelho.

“É um privilégio ter um clube com estas características”, frisou Henrique Rocha, numa alusão às infra-estruturas que o clube possui.

Havia alguma expectativa em relação ao discurso do presidente da Câmara Municipal. E elas não foram defraudadas. Depois de transmitir às cerca de 100 pessoas presentes que continua solidário com todas as associações que trabalham, Litério Marques sublinhou que “estas associações não podem viver sem apoios e a Câmara não faz mais do que a sua obrigação que é apoiar”, acrescentando que “para amenizar as dificuldades com que o clube se debate deixo cinco mil euros para a formação”.

A sala quase veio abaixo com um grande sublinhado de palmas. Litério Marques seguiu o momento em silêncio, pronto para nova prenda: “Fico satisfeito por ver na cara das pessoas toda a sua satisfação, de olharem o futuro na defesa do rugby na Moita. Há um protocolo assinado de apoio à manutenção do campo. Deixo aqui a promessa do reforço em vinte por cento do subsídio atribuído”.

Novo bruá entoou na sala. Os cânticos dos jogadores foram uma constante, que tiveram o seu epílogo com os parabéns a você.

Manuel Zappa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®