O Município de Albergaria-a-Velha vai atribuir uma comparticipação financeira de 10 mil euros à Associação Patrulheiros para apoiar as atividades de sensibilização e formação que desenvolve no Concelho, não só com as patrulhas de voluntários já constituídas, mas também com estudantes, associações locais e a comunidade em geral.
O protocolo celebrado entre as duas entidades também prevê a concretização da Base Operacional para Patrulhas e a integração de Albergaria-a-Velha na Rede Nacional de Patrulheiros.
A Associação Patrulheiros foi constituída para atuar nas áreas de prevenção e cidadania ambiental, turismo voluntário, inovação social e promoção do uso da bicicleta, tendo como principal missão criar a maior comunidade de voluntariado ambiental em Portugal.
Desde 2018, a organização tem desenvolvido diversas ações no Concelho, com destaque para a prevenção e antecipação de problemas nas zonas florestais e Baixa Vouga Lagunar e o acompanhamento de peregrinos realizados por patrulhas de voluntários.
Até ao final de 2019, a associação, em parceria com o Município, quer reforçar as atividades desenvolvidas, apostando em públicos distintos para sensibilizar o maior número de pessoas para as questões da sustentabilidade e da proteção da Natureza.
Além de ações de formação para patrulhas no terreno e a captação de novos voluntários no evento Patrulheiros por um dia, vão ser dinamizadas ações de sensibilização ambiental junto das escolas do Concelho.
Para o público em geral, o plano de atividades inclui ações de esclarecimento sobre a utilização de cargo-bikes e bicicletas elétricas, bem como a Tour Sensibilização pela Natureza – Valmaior e Pateira de Frossos, a realizar em dezembro.
No Mercado Municipal – A Praça, as pessoas vão poder trocar a recolha de lixo reciclável por viagens de bicicleta na atividade mensal Tu reciclas, vais à borla.
Já no dia 20 de outubro, a Associação Patrulheiros vai colaborar na campanha de recolha de resíduos nas várias freguesias do Concelho, pelas 9h00, e na conferência Menos Lixo, Mais Ambiente, que irá decorrer no Cineteatro Alba a partir das 15h00.
Para o Município de Albergaria-a-Velha as políticas de proteção civil e ambiental não podem ser implementadas de forma isolada, “mas antes abrangendo a colaboração institucional na convergência de esforços entre as partes envolvidas, sendo um sistema com múltiplos agentes, valências e instrumentos de ação”.
|