O Município de Anadia adianta que já eliminou mais de 800 ninhos de vespa asiática em ano e maio.
Balanço à atividade desenvolvida nesta área.
Trata-se de uma autêntica “guerra” contra a vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, travada pelos municípios.
Desde 2016, altura em que começaram a ser detetados os primeiros ninhos no concelho, até ao presente momento, o número de ninhos destruídos já ultrapassou a barreira do milhar.
Esta “praga” tem registado um aumento significativo, nos últimos dois anos, um pouco por todo o concelho, surgindo nos mais diversos locais, desde árvores a edificações.
No âmbito do “combate” à vespa asiática, o Município viu aprovada uma candidatura apresentada ao eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” para apoiar a destruição dos ninhos de vespa velutina, pelo valor máximo de 10 mil euros.
Este financiamento visa apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos.
De referir que, no ano de 2018, o Município de Anadia eliminou 587 ninhos, sendo que no ano em curso, desde janeiro até ao final do mês de agosto, foram já destruídos 264.
A Freguesia de Sangalhos tem sido a mais afetada, seguindo-se as Uniões de Freguesias de Arcos e Mogofores; Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas; e Avelãs de Cima.
|