O movimento ambiental “Não lixes” é um dos que participa, no sábado, em mais uma ação de caça à beata com a certeza de que as praias do concelho de Ílhavo estão cada vez mais limpas mas sempre a precisar de uma palavra de estímulo aos hábitos de limpeza.
A iniciativa da Associação Bandeira Azul Europa juntamente com a Fundação Vodafone Portugal e a Missão Beatão, passa por todo o país.
Na Gafanha da Nazaré, agora com estatuto de eco freguesia, além das ações de limpeza contratadas pelo Município de Ílhavo há movimentos que estimulam a limpeza das praias.
A deposição de beatas é hoje um dos problemas mais visíveis sem que a população se mostre sensibilizada para os efeitos negativos.
Nesta ação de sábado, a Freguesia da Gafanha da Nazaré em parceria com a Associação Bandeira Azul Europa, Missão Beatão, Movimento Não Lixes, Amigos do Oceano e Associação Bioliving promove a caça à beata.
O local de concentração será em frente à Bandeira Azul na Praia da Barra, às 10h. Durante cerca da 1h30 os intervenientes espalham-se pelo areal para apanhar beatas e colocar nas garrafas ou garrafões de água vazios.
Todo o material recolhido será exposto, para os banhistas terem noção da quantidade enorme de beatas que existe no areal.
E as mensagens ambientais são dirigidas a toda a família. Joca, do movimento “Não lixes”, diz que essa comunicação tende a ser cada vez mais transversal a todas as faixas etárias.
Recusa que o tema seja motivo de fratura entre gerações com maior ou menor sensibilidade ambiental (com áudio)
|