A ligação entre universidades e entidades públicas decisoras tende a intensificar-se como forma de sustentar as decisões com base em critérios mais objetivos e com avaliação mais rigorosa.
O cruzamento de informação e o fornecimento de dados faz parte dessa ligação e é tema de debate na Universidade de Aveiro no 26º congresso da associação portuguesa de desenvolvimento regional.
Artur Rosa Pires, académico que estuda o tema, antevê mais responsabilidades por parte da UE e do Governo central para os municípios e associações de municípios.
E dessa descentralização ou atribuição de fundos nasce uma nova cultura de responsabilização ao nível das escolhas e da execução de programas (com áudio
O Reitor da Universidade de Aveiro participou na abertura do congresso para lembrar que Universidades e empresas passaram a trabalhar em conjunto de de forma direta.
E esse plano é também válido, nos tempos modernos, para os decisores políticos e para a sustentação científica da sua tomada de decisão (com áudio)
Na sexta, terceiro dia de trabalhos, haverá Mesa Redonda “Melhores Dados para Melhores Políticas”, entre as 16h00 e as 18h00, em debate sobre os desafios que os novos sistemas de apoio à decisão (a forma, o volume e a velocidade dos dados) trazem para construir políticas públicas mais ajustadas à necessidade de qualificar os territórios do futuro.
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, marcará presença na sessão de encerramento do 26º congresso da APDR às 18h.
|