O presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, diz que Aveiro foi primeira opção para a exposição fotográfica "Terra de Sonhos” assinada por Cristina García Rodero".
Trata-se de uma exposição fotográfica, patente ao ar livre no Rossio, que reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país.
Esta exposição de fotografia chega a Portugal e Santos Silva diz que Aveiro foi a primeira escola pelos valores que simboliza. Além das lutas pela democracia, é terra ímpar na criação de emprego (com áudio)
"Terra de Sonhos" mostra a singularidade e a assimetria do mundo rural da Índia. Através das fotografias realizadas pela fotógrafa Cristina García Rodero, a exposição pretende dar voz às mulheres das comunidades rurais de Anantapur (Andhra Pradesh) e destacar o seu poder na transformação das suas comunidades.
Cristina García Rodero revela que desse contacto saiu enriquecida pelo esforço das mulheres para saírem da pobreza (com áudio)
A exposição "Terra de Sonhos", organizada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o Banco BPI, a Fundação Vicente Ferrer e a Câmara Municipal de Aveiro, é composta por 40 fotografias e faz parte do programa "Arte na rua", através do qual a Fundação “la Caixa” pretende aproximar a arte às pessoas fora do contexto habitual dos museus e das salas de exposições.
O programa "Arte na rua" iniciou-se em Espanha em 2006 e, desde então, tem dado a conhecer ao público artistas de referências da modernidade, como Auguste Rodin ou Henry Moore, assim como artistas contemporâneos, como Manolo Valdés, Igor Mitoraj ou, mais recentemente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
Para Aveiro esta é uma mostra que anuncia o Festival dos Canais e permite, no âmbito da candidatura a capital da cultura, fazer a ligação com a arte nova e as novas artes.
Ribau Esteves explica que é um “aquecimento” para o Festival dos Canais (com áudio)
|