O seminário “Arqueologia Documental” é o ponto alto da Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo.
Entre os dias 10 e 15 de junho, o Centro de Documentação de Ílhavo irá promover a Semana dos Arquivos com uma programação diversificada, transversal a várias gerações e públicos, para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos.
O ciclo de iniciativas culmina, no dia 15 de junho, com a realização do Seminário “Arqueologia Documental”, no qual serão abordadas e discutidas áreas como a Paleografia, a Diplomática, a Codicologia, a Numismática e a Filatelia como ferramentas que permitem interpretar e descodificar informação.
O encerramento do Seminário será dedicado à apresentação dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos em Ílhavo, que visam descortinar o passado mais longínquo, num período em que a inexistência de documentação poderia comprometer a reconstrução da história do município.
Maria Beatriz Marques e Liliana Gomes (Universidade de Coimbra), Mário Bruno Pastor (Universidade Católica), Manuel João Senos Matias (Universidade de Aveiro) e António Valera (ERA - Arqueologia) serão os especialistas oradores dos vários painéis que compõe o evento.
O programa será ainda marcado pela assinatura de protocolos, pelo lançamento da revista "Nossa Gente: biografia de Viriato Teles" e pela apresentação da publicação "Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica".
Este seminário é direcionado ao público em geral, com particular interesse para estudantes, educadores de infância, professores do 1.º ciclo, professores bibliotecários, professores de história, geografia, arqueologia, biologia e geologia.
As inscrições decorrem até ao dia 13 de junho, em www.cfaecivaob.pt, para educadores de infância e professores (ação certificada), ou através do e-mail cdi@cm-ilhavo.pt ou 234 092 496 para o público em geral.
|