Aveiro acolhe Tabela Periódica colaborativa em croché feita por pessoas dos 5 continentes.
Até ao final do mês de maio, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe uma Tabela Periódica gigante feita em croché desenvolvida a partir de uma ideia que nasceu na Universidade do Minho.
Para comemorar o Ano Internacional da Tabela Periódica (#IYPT2019), 100 pessoas, de 14 nacionalidades, agarraram nas agulhas e nas linhas e construíram uma peça com mais de 17 metros quadrados em croché.
O desafio do croché, coordenado pela bióloga Alexandra Nobre (STOL – Science Throught Our Lives/ Depto. de Biologia-Escola de Ciências da Universidade do Minho), habituada a divulgar ciência com recurso à arte e às manualidades, rapidamente se tornou num projeto colaborativo WIP (work in progress) e sem fronteiras.
O objetivo foi fazer algo diferente, que tivesse impacto e que ganhasse a atenção das pessoas para os 150 anos da Tabela Periódica que se comemoram este ano.
O desafio foi lançado em junho de 2018 junto de amigos, contactos nas universidades, cientistas e escolas, com recurso às redes sociais, que foram determinantes na disseminação do projeto pelo mundo.
Pode agora ser visitada na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 18h00, até ao final do mês de maio. A entrada é livre.
|