A primeira edição da Maratona da Europa promete levar muito público à estrada para ver os 5 mil atletas, de 17 nacionalidades, que entram nas diferentes competições mas promete também condicionar a mobilidade na região com queixas de cidadãos que não gostam da forma como se multiplicam as provas de estrada.
Aveiro e Ílhavo surgem como pontos de observação para uma prova que entra no restrito circuito de maratonas em Portugal (3) e que em três anos quer garantir o estatuto de melhor maratona do mundo.
A Maratona da Europa é um acontecimento desportivo que se pretende afirmar no panorama das maratonas internacionais e terá lugar na Região de Aveiro, percorrendo os municípios de Aveiro e Ílhavo, com passagens pela Gafanha da Nazaré e praia da Barra este domingo.
A prova obriga a condicionamentos ao trânsito, no centro de Aveiro, e no dia da prova, entre as 8h e as 13h, as limitações estendem-se à Gafanha da Nazaré.
A organização do evento garante que haverá alternativas de circulação em casos de emergência. Ribau Esteves deu essa garantia no lançamento da competição apelando à paciência dos residentes (com áudio)
Os 42,195 quilómetros da Maratona da Europa são partilhados por provas de 21kms e de 10kms e uma caminhada solidária de cinco quilómetros.
A empresa Global Sport assegura animação ao longo do percurso e assegura que o futuro é de sucesso. Paulo Costa espera garantir o galardão "gold" ao fim de três anos (com áudio)
|