Os Museus de Aveiro apresentam as contas finais de 2018 e a autarquia salienta o crescimento registado ao mesmo tempo que anuncia uma política de internacionalização.
Museu de Aveiro/Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada registam uma crescimento de 7,16%, passando de 130.643 visitantes, em 2017, para 140.004, em 2018, isto depois de no ano de 2017 ter ultrapassado, pela primeira vez, a barreira dos 100.000 visitantes.
Em 2018 a autarquia implementou uma nova estrutura orgânica que deu origem à Divisão de Cultura e Turismo e que, em termos de subunidades orgânicas, levou à criação da Ação Cultural.
Os Museus ganharam em autonomia e foram alavancados por eventos como o Boas Festas em Aveiro, o Entrudo Infantil, os dias internacionais dos Monumentos e Sítios e dos Museus, as Comemorações do Feriado Municipal, o Dia Mundial da Arte Nova e várias exposições.
A estes eventos junta-se o Seminário Internacional de Curadores – CreArt – como peças da estratégia uma vez que facilitou a integração em redes internacionais.
“Outro dos fatores decisivos, a ter em linha de conta, é a existência de um programa regular de atividades que, com o decorrer do tempo, tem consolidado a imagem e a afirmação dos museus e fidelizado segmentos de público”, salienta a autarquia.
O Museu de Santa Joana registou um crescimento de 5%, o Museu da Cidade de Aveiro (Museu da Cidade, Museu Arte Nova e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada) passou de 75.466 visitantes, em 2017, para 81.875 em 2018.
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