A Comunidade Intermunicipal trabalhou as plataformas digitais e agora desafia os cidadãos a entrarem na "rede" que agiliza a vida comunitária.
Ferramentas tecnológicas pensadas numa lógica intermunicipal possibilitam, a partir de agora, poupança de tempo e menos custos para os Cidadãos.
O Região de Aveiro Digital é um projeto de “modernização administrativa”, “capacitação institucional”, e de “eficiência” na relação da Administração Local com os Cidadãos e com as Empresas.
Representa um investimento que se aproxima dos 3 milhões de euros (2.8) financiado por fundos europeus e com exposição pública, por exemplo, na renovação de sites das autarquias.
Este é o quarto projeto de modernização administrativa que os onze Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) realizam em conjunto e que aposta na utilização de ferramentas otimizadas, como formulários interativos iguais para todos os Municípios, portal de central de compras, ferramentas SIG intermunicipais de apoio à decisão, políticas de cibersegurança, entre outros, para cumprir os seus objetivos.
José Ribau Esteves, presidente da CIRA, assume a importância deste novo desafio e valoriza os primeiros resultados (com áudio).
“São muitas horas de dedicação, muitas centenas de colaboradores envolvidos e vários grupos de trabalho, com empresas prestadoras de serviços, que em conjunto permitem fazer uma verdadeira reengenharia de processos, ao mesmo tempo e em muitas unidades orgânicas dos onze Municípios da CIRA. Tudo com o objetivo único, tornar mais simples a vida das pessoas, usando métodos mais eficientes e transparentes”.
O autarca destaca a presença crescente de ferramentas comuns ou homogéneas. “Cerca de 25 novos serviços estarão disponíveis para todos os utentes de forma harmonizada” refere José Ribau Esteves, permitindo poupanças de tempo consideráveis.
“Uma empresa que precise de solicitar uma licença de ocupação de espaço público, ou vários serviços na área do urbanismo, saberá que o formulário a preencher será igual para toda a Região de Aveiro, permitindo poupar recursos.”
O RAD inclui Serviços Online, Portais Municipais, Plataforma de Atendimento, Plataforma de Gestão Documental, Plataforma de Faturação Eletrónica, Arquivo Digital, Cadastro Territorial, Plataforma Bibliotecas Municipais, Central de Compras e Modelo de Governação Intermunicipal e Política de Segurança em Tecnologias de Informação.
O desafio é levado aos cidadãos para que acompanhem a mudança digital. E também um desafio interno de mudança de procedimentos mesmo no mundo digital onde ainda restam alguns mitos (com áudio)
|