As novas tecnologias estão preparadas para entrar no jogo da cidadania.
O 38.º Colóquio Nacional da Associações dos Trabalhadores da Administração Local veio confirmar que os mecanismos de participação pública e transparência estão cada vez mais associados às novas tecnologias.
Plataformas marcaram presença no encontro de três dias em Aveiro para mostrar as valências da tecnologia.
A plataforma Vortal, líder em contratação eletrónica a nível mundial, procura “reunir” de compradores públicos e privados com uma comunidade internacional de fornecedores. Em processo de “contratação eficiente e competitivo”.
Municípios, cidades, governos regionais e organismos nacionais de contratação estão agregados por esta base.
A representante da plataforma presente no evento de Aveiro assegurou que há condições para os funcionários públicos garantirem ferramentas agéis e eficazes (com áudio)
A Wiremaze, empresa com soluções de eGovernment local e eTourism em Portugal, explica que o objetivo é simplificar a vida aos clientes onde se encontram já mais de 50 autarquias “ajudando-os a criar uma sociedade de e para os cidadãos” (com áudio)
As respostas tecnológicas podem ajudar a minorar problemas mas não resolvem tudo. Francisco Correia, Presidente da Direção da ATAM, queixou-se, em declarações à Terra Nova, do "excesso de burocracia imposto às Autarquias locais".
O encontro de Aveiro terminou com a distinção das Associações dos Trabalhadores da Administração Local ao autarca de Aveiro. Ribau Esteves finaliou o colóquio com o recado aos responsáveis políticos ara darem mais atenção a este tipo de fóruns (com áudio)
|