São cada vez mais as vozes que exigem investimento na ferrovia em Portugal e, em Ovar, a autarquia diz que é ver para crer quando à modernização da estação ou da linha do norte no percurso entre Ovar e Espinho.
Salvador Malheiro assume que ao fim de tantos anos de conversas, ideias e projetos falta uma aposta consistente na ferrovia e admite que ao ouvir falar de investimentos para 2020 teme que seja uma jogada eleitoral a pensar nas legislativas.
Autarcas de Norte a Sul do país estão a reclamar investimento no setor como forma de preparar o país para uma mobilidade mais sustentável.
Emídio Sousa, autarca da Feira, e Jorge Sequeira, autarca de São João da Madeira, defendem a importância da requalificação da Linha do Vouga e a sua articulação com a linha do Norte ou a rede metropolitana do Porto.
O mesmo acontece com Aveiro e Águeda a propósito desta ligação entre dois pólos industriais e universitários.
Numa perspetiva mais abrangente, autarcas e associações empresariais reclamam investimento “a sério” na ligação Aveiro – Viseu – Guarda – Salamanca.
O Governo aposta na reabilitação da antiga linha da Beira Alta mas Ribau Esteves (Aveiro) e Almeida Henriques (Viseu) defendem um nova linha como investimento “verdadeiramente estruturante” na alavancagem das exportações.
Os recentes problemas na CP trouxeram à luz do dia uma realidade que não poupa sequer o principal eixo ferroviário do País entre Lisboa e Porto e os mais conhecedores da realidade do setor dos transportes falam do preço por anos e anos de falta de investimento na ferrovia.
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