As famílias de Albergaria interessadas em fazer uma requisição de livros devem dirigir-se à Biblioteca Municipal e preencher um formulário próprio.
A atribuição de manuais é realizada no início de setembro, tendo como critérios a ordem de inscrição e a situação de carência socioeconómica. Todos os estudantes que beneficiem de empréstimos devem proceder à devolução dos livros no final do ano letivo.
Em 2017/2018 o Banco de Livros Escolares do Município de Albergaria-a-Velha emprestou 429 manuais, cadernos de atividades e livros de apoio a 53 estudantes do Concelho.
Em relação a doações, os Albergarienses entregaram mais 73 manuais ao banco, que conta já com um fundo de empréstimo superior a 1100 livros.
O Banco de Livros Escolares, criado em 2015, tem como propósito o fomento da partilha de livros escolares, maximizando a recuperação de livros escolares usados e disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite.
Pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a necessidade de reutilização dos livros escolares usados, para a sua correta utilização e, consequentemente, incrementar as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental.
Podem requerer manuais alunos e alunas do 1.º, 2.º, 3.º CEB e do Ensino Secundário que frequentem a rede privada e pública no Concelho. A doação de livros pode ser feita em qualquer altura do ano na Biblioteca Municipal.
|