“Palcos Instáveis Segunda Casa” é o projeto que traz para o Teatro Aveirense o espetáculo de dança “Chubby Bunny” da Companhia Instável, que se realiza esta quinta-feira, 14 de junho, pelas 21h30, no Teatro Aveirense.
“Chubby Bunny” nasce no âmbito do Programa de Estudo em Performance e Criação Coreográfica, do Forum Dança (Lisboa), a partir da transmissão da obra de Sofia Dias & Vitor Roriz “Um gesto que não passa de uma Ameaça” (2011).
A cocriação entre a bailarina brasileira Luara Learth Moreira e a bailarina portuguesa Catarina Feijão estreou em formato de curta duração em Lisboa, no Espaço Alkantara, em julho 2016, e foi apresentada no festival (Re)union em outubro de 2016, também na cidade de Lisboa.
No dia 17 de junho, domingo, pelas 17h00, no Teatro Aveirense, a Dancenter vai apresentar “Porque é que o céu é azul?”.
“Porque é que o céu é azul?” surge da vontade de estabelecer uma ponte entre dois campos distintos, a Ciência e a Arte. A DCTR – Associação Cultural e a Universidade de Aveiro através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro uniram forças para dar vida a uma nova criação, em que estas duas linguagens se cruzam, no âmbito pedagógico, transformando em movimento os fenómenos que apenas a pragmática Ciência poderia explicar.
Tendo o imaginário como palco principal, os intérpretes materializam aspetos explicados pela Física, que explanam processos como a nossa perceção visual da luz e que fatores influenciam a travessia das ondas eletromagnéticas vindas do Sol, criando uma narrativa poética através do movimento e fisicalidade abstrata para a representação dos processos.
|