O projeto de Infraestruturação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, cofinanciado pelo COMPETE 2020, anuncia a criação de uma plataforma logística portuária com uma área total de construção de 73,2 ha onde está já em instalação a unidade da A Sil Matos dedicada à produção de torres eólicas.
Essa unidade deverá entrar em funcionamento em 2019 e marca o aproveitamento de uma área onde nos últimos anos a paisagem foi dominada por montes de areia.
A previsão é a alavancagem de investimentos capaz de elevar o volume de carga movimentada. Aumentar o volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro para 65 mil toneladas em 2022; Captar investimento privado, sendo que o seu valor estimado ascende a 25 milhões de euros; Criar 200 postos de trabalho; Contribuir para as exportações nacionais com um valor de 25 milhões de euros/ano e gerar benefícios ambientais, através da maior atratividade do transporte marítimo e ferroviário junto dos agentes económicos.
O investimento total estimado para o projeto ascende a 14,2 milhões de euros, com um investimento elegível ajustado de 7,5 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do fundo de coesão de 6.4 milhões de euros.
Em declarações ao COMPETE 2020, Marta Alves, coordenadora do Gabinete de Estratégia, sintetiza a importância da ZALI no prosseguimento da estratégia de desenvolvimento do Porto de Aveiro e da importância do apoio do COMPETE na sua concretização.
“A ZALI é a infraestrutura que falta para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro enquanto nó logístico do Corredor Atlântico. Trata-se de uma infraestrutura que, pela sua valência marítimo-portuária, conferirá maior capacidade de internacionalização às empresas que ali se instalarem, em consequência de acesso mais eficiente aos mercados internacionais. O apoio do COMPETE 2020 é essencial na viabilização da construção da ZALI e, desse modo, contribui para que a Administração do Porto de Aveiro dê mais um importante passo para tornar o porto num cluster logístico e industrial de referência no Corredor Atlântico.”
A área total de construção da plataforma ZALI é de 73,2 ha, da qual 42,3 ha destina-se a lotes de dimensão variável para a instalação de unidades logísticas e industriais, 15 ha para atividades logísticas de apoio à carga contentorizada ou para atividades de acabamento e assemblagem de cargas de projeto e 15,9 ha de áreas comuns (vias de circulação rodoviária, zonas verdes e parque de estacionamento).
A recente notícia sobre a integração da Corunha nos corredores logísticos de Portugal veio reforçar a posição das autarquias e dos agentes económicos do centro e norte de Portugal pela importância do corredor Aveiro - Salamanca. A plataforma logística do Porto de Aveiro é outra das valências que permite reforçar a importância desse corredor que não está ainda integrado na lista de prioridades de investimento do Governo.
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