quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  19:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-01-2005

Águas do empurram concelho para a maior cobertura


Troviscal

A vila do Troviscal, Oliveira do Bairro, passou desde do último sábado, a dispor de uma completa rede de abastecimento de águas, e drenagem de águas residuais, que custou mais de cinco milhões euros, obra que foi inaugurada pelo ministro do Ambiente, Nobre Guedes.

Cobertura de 95%

O sistema de águas e drenagens de águas residuais do Troviscal “vai catapultar todo o concelho de Oliveira do Bairro, para percentagens de cobertura de rede de águas superiores a 95 por cento”, o que para Nobre Guedes “é um exemplo a seguir e uma verdadeira excepção dentro do panorama que se vive em Portugal”.

“Só graças a uma boa gestão se conseguem coberturas tão elevadas, num país que ainda está muito carenciado”, acrescentou.

Já o autarca de Oliveira do Bairro, Acílio Gala, anunciou que, com esta inauguração, ficam praticamente concluídas as grandes obras efectuadas, ao longo de 14 anos, nos sistemas de abastecimento de água e drenagem de esgotos.

“Foram anos de dedicação e esforço que nos levaram a construir infra-estruturas de armazenamento de água, estações elevatórias e de tratamento, de acordo com uma estratégia definida desde de início”. No entanto, assumiu que a autarquia continua com problemas no abastecimento de águas em alta, mas que se devem em parte às diversas mudanças do elenco governativo.

“Depois do sacrifício, o benefício”

Acilio Gala disse ainda reconhecer que se trata de obras que “apesar de nem sempre serem aplaudidas pela população, acabam por ser reconhecidas. E, assim, depois do sacrifício, vem o benefício”.

O autarca fez questão de frisar que, ao longo destes anos, o município soube aproveitar todos os Quadros Comunitários de Apoio: “Fomos sempre até ao limite das candidaturas. Não desperdiçámos rigorosamente nada”.

Acílio Gala relembrou também que, para além dos 95 por cento de cobertura de águas - “uma média superior aos países parceiros da comunidade -, em 2006 serão atingidos valores na ordem dos 90 por cento de cobertura de redes de águas residuais”.

O edil referiu ainda que estas obras foram executadas em prol da população do concelho de Oliveira do Bairro, e que agora se seguem as redes de águas das localidades de Malhapão e Carris que assinalaram o término das redes.

Registe-se que em todo o concelho de Oliveira do Bairro foi implementado um sistema de telegestão das captações e armazenamento das águas que permite, em tempo real, efectuar todas as leituras dos respectivos reservatórios a partir de um simples computador.

Caixa

Ausência de autarcas enerva presidente

Acílio Gala não perdeu pela demora e, rapidamente, os nervos surgiram à flor da pele, quando deparou que a maioria dos autarcas do seu partido e da própria oposição não estavam presentes.

O edil garantiu que “esta era uma oportunidade para todos os autarcas do concelho saberem o que foi feito em matéria de água e esgotos, para depois não falarem daquilo que não sabem”.

“Foram todos convidados, através de um convite assinado pelo próprio presidente da câmara, e depois ainda dizem que querem ser autarcas e não pretendem saber o que se passa no concelho”, acrescentou.

Para além da pouca receptividade da população, o que já é bem tradicional, desta vez foram os autarcas que não quiseram assistir ao “comício” do ministro do Ambiente, que aproveitou a sua passagem por Oliveira do Bairro para falar daquilo que José Sócrates, que foi ministro do ambiente, fez e não fez.

Apelou mesmo aos portugueses que “julguem José Sócrates por aquilo que fez de mal”, sublinhando que “Sócrates não é amigo do ambiente e as pessoas que gostam do ambiente não gostam dele”, e até que “foi mesmo mais papista do que o Papa”.

Pedro Fontes da Costa
Pedro@jb.pt

Números

1000 Metros cúbicos é a capacidade de armazenagem do novo depósito do Troviscal, que está apoiado com duas células.

21 Milhões de euros foram investidos no concelho de Oliveira do Bairro, desde 1987, na implementação de rede de água e esgotos.

3 Estações de Tratamento de Águas Residuais existem no concelho de Oliveira do Bairro, mormente Cercal, Perrães e na Zona Industrial de Oiã.

6000 Metros cúbicos é a capacidade de armazenamento de água nos vários reservatórios espalhados pelo concelho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®