A Câmara de Aveiro reforçou o investimento na concessão de transportes em 160 mil euros com os reforços de carreiras.
O modelo de remuneração do concessionário que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2017 tem por base o número estimado de quilómetros e de travessias de ferry e lancha, e na quantidade estimada de passes comparticipados pela CMA.
No balanço ao primeiro ano de atividade do grupo Transdev sabe-se, agora, que os ajustes à operação provocaram um aumento de quilómetros produzidos, de 630 mil quilómetros/ano, para 925,648 mil quilómetros/ano.
A autarquia explica que é o custo da melhoria de uma operação que classifica como “boa”.
Da mesma forma, registou-se um aumento de travessias em lancha, por redução das travessias em ferry, bem como ao aumento do número de passes comparticipados, escolares, funcionários e 3ª idade.
Perante estas alterações e de acordo com o contratualizado, o Executivo Municipal deliberou autorizar o aumento da prestação económico-financeira anual para a compensação acrescida dos transportes públicos rodoviários no montante de 160.203,29 mil euros (+ IVA), para o ano de 2017, o que constitui um aumento dos custos da CMA com a concessão de cerca de 15%.
O processo segue para a Assembleia Municipal. O debate deverá recordar a polémica inicial da operação com os partidos da oposição, em particular o PS, a pedir mais investimento nessa operação em nome do "serviço público" e a alertar para os riscos de uma operação em que o "barato poderia sair caro".
A autarquia salientava, no início, o corte na despesa com a redução dos custos de uma gestão direta acima dos dois milhões de euros para um milhão de compensação ao concessionário e uma poupança estimada de 1,2 milhões para os cofres da Câmara Municipal.
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