A JS elege a nova direção distrital no XIX Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista. Joana Sá Pereira, jovem da Mealhada, é a candidata à liderança da estrutura.
Tem a experiência de Secretária Nacional da Juventude Socialista e membro do Secretariado da Federação Distrital de Aveiro da JS, liderada por Paulo Tomaz, que termina o mandato neste mês de dezembro.
Joana Sá Pereira, a única candidata à liderança da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista para o biénio 2017-2019, refere o papel mobilizador que a estrutura deve assumir. “Hoje, como sempre, impõe-se que continuemos na primeira linha da defesa dos direitos dos cidadãos, da conquista da sua cidadania plena e da igualdade. Os jovens socialistas do distrito de Aveiro constituem hoje parte da maior e mais decisiva organização política de juventude em Portugal que liderou importantes transformações sociais”.
As eleições legislativas de 2019 são o primeiro desafio que assumirá. “A consolidação de um Governo de Esquerda, que tem colocado Portugal na rota do crescimento devolvendo a esperança a todos e a cada um dos portugueses, envolver-nos-á para um compromisso de renovação dessa mesma confiança”.
Deixa como desafio uma perspetiva europeia das questões políticas. “O desafio que hoje se coloca à social-democracia europeia é a refundação da Europa centrada nos objetivos do pleno emprego, da promoção do Estado Social e do combate às desigualdades sociais. Só seremos sociais-democratas, enquanto formos capazes de garantir emprego para todos, um Estado-Providência público, universal e de qualidade, diminuir as desigualdades sociais e a pobreza, defender os direitos das minorias, um desenvolvimento ambientalmente sustentável e aperfeiçoar e aprofundar a nossa democracia.”
O congresso decorre este domingo no Centro de Congressos de Aveiro.
|