O responsável pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro dedicada à mobilidade está confiante na concretização de projetos no campo da mobilidade sustentável.
José Carlos Mota refere que este é um domínio que exige resiliência porque as mudanças e as transformações não surgem à velocidade desejada.
Ainda assim está confiante nos passos que Aveiro dá na mobilidade sustentável. O investigador revela que os projetos que estão no terreno vão alavancar uma realidade nova e deu como exemplo o estímulo que surge do programa “Empreende Já” apresentado esta semana em Aveiro.
“Temos, no âmbito do UAUbike, realizado várias iniciativas. Há uma boa expetativa de que o envolvimento de futuros utilizadores seja traduzida no andar de bicicleta. Veremos como tudo se vai passar. Esta iniciativa Empreende Já é muito meritória porque estas pequenas pontes vão ajudar a dar o click para ligar as várias iniciativas. Estamos a acompanhar de perto num trabalho em rede. O segredo é sempre a pedalar”.
O projeto UAUbike prevê a colocação de bicicletas na comunidade académica da UA, nos pólos de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis num projeto de 328 mil euros com financiamento comunitário.
José Carlos Mota classifica como positivo o “alinhamento” entre as apostas da autarquia e as da Universidade. Valores que são partilhados e que poderão fazer do projeto de mobilidade da academia, uma ponte para a cidade com reflexos em toda a malha urbana (com áudio).
|