Marcelino Pousa, diretor geral de investigação no Instituto de Telecomunicações, afirma que os 25 anos do IT foram bem preenchidos com formação de recursos humanos – neste momento são cerca de 230 alunos em doutoramento – e lançamento de novas ideias (destaque para o 4G).
Em destaque os projetos que suportam o desenvolvimento dos equipamentos de Fibra da Meo (iniciados com o IT e transformados em produto pela Altice).
O evento Techdays assinalou a data e as bodas de prata do IT foram o pretexto para balanço. Aproximar o Instituto das empresas é o objetivo dos investigadores que querem levar a tecnologia para o mercado.
“Há sempre possibilidade de inovar e crescer. Temos investigadores de topo” refere Marcelino Pousa (IT), num instituto que nasceu na UA e que agrupa hoje investigadores de várias Universidades.
Do IT sairam já 7 startup´s, spinoff´s do IT, ideias que se transformaram em empresas com raíz no Instituto de Telecomunicações.
A resiliência é uma das características de quem investiga que Marcelino Pousa destaca deixando apelo ao investimento público e privado na área das novas tecnologias (com áudio).
|