O Reitor da Universidade de Aveiro (UA) fala de uma Universidade "informal" para os alunos que agora chegam à Academia. Cerca de 2 mil novos alunos foram acolhidos com um discurso do Reitor que destacou as instalações e o apoio social como argumentos importantes. Manuel Assunção espera que o estímulo da presença em rankings internacionais seja bem aproveitado pelos novos alunos. "Somos próximos uns dos outros, vocês podem, literalmente, bater à porta dos professores e exigir-lhes o que devem. A hospitalidade é grande. Estamos atentos e preocupados com todos. Somos uma Universidade internacional. Sem saírem daqui estão numa comunidade estrangeira. Podem usufruir de uma relação com pessoas de outras culturas”, referiu.
A recepção aos alunos vai demorar, no total, três dias, com actividades na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e na Escola Superior Aveiro Norte.
Xavier Vieira, da Associação académica da UA, destaca a realização de actividades no Campus. A festa vai ser feita dentro das instalações da Academia. "Eetes estudantes entram bem na Universidade. A festa será no Campus, 39 anos depois", vincou.
Promovido pelo Conselho Pedagógico, com o apoio de vários estudantes voluntários e a Associação Académica, o primeiro grande momento do Programa de Acolhimento 2017/2018 realizou-se esta manhã. Os novos alunos chegam de todos o mundo. A Rádio Terra Nova recolheu a opinião de uma aluna chinesa. (com áudio)
O programa para os alunos dos cursos que funcionam em Aveiro termina no dia 20, com uma saudação pelo Presidente da Câmara Municipal e a entrega de um ingresso para acesso gratuito aos Museus da cidade. Neste dia haverá ainda um conjunto de actividades promovidas pelos Núcleos da Associação Académica.
|