A Costa Nova recebe este fim de semana o XI Campeonato da classe Vouga. Provas no sábado e no domingo, a partir das 11h (sábado) e das 12h (domingo), no canal de Mira.
Esta é uma prova com um forte simbolismo histórico, pelo facto de reunir os míticos barcos Vouga que estão na origem da única classe de vela com origem portuguesa inscrita na Federação Portuguesa de Vela.
A classe de vela Vouga deve o seu nome ao tipo de embarcação utilizada. O barco Vouga foi desenhado, na Costa Nova, por António Gordinho, no final dos anos 20 do século passado.
No final dos anos 30 foi criada a classe Vouga e nos anos 40 a Federação Portuguesa de Vela considerou-a classe nacional, sendo disputados campeonatos nacionais até aos anos 60.
Nos últimos 10 anos, esta classe ganhou um novo fôlego com a adesão de novos “armadores” e a construção de novas embarcações, mantendo viva a história da vela portuguesa e valorizando o património natural da Ria de Aveiro.
Esta prova é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Vela, do Clube de Vela da Costa Nova (CVCN) e da Associação Portuguesa da Classe Vouga (APCV) e conta com o apoio da empresa OLI.
|